quarta-feira, 19 de agosto de 2009

A Gênese da Violência deste fim de Semana

A Gênese da Violência deste fim de Semana


Ernando Correia de Oliveira

A Sociedade brasileira assintem com muito medo e revolta aos ataques violentos que começaram no ultimo final de semana (sexta feira 12/05/06) no Estado de São Paulo e em outras tantas cidades do país.
Ao mesmo tempo encaramos com indignação e angustia as autoridades do Estado de São Paulo, que covardemente tentam se justificar simplificando os atentados a meras revoltas de presos por causa de algumas transferências que estariam sendo feita, ou ainda que seja uma resposta do crime organizado ao trabalho eficiente do estado às quadrilhas. Essas autoridades dizem que já sabiam dos ataques, se isso mesmo aconteceu, então por que não foi preparado um plano de emergência para enfrentar tal situação? Por que o governador não aceitou o reforço federal para ajudar a combater os ataques?
Agir desta forma é no mínimo achar que o povo brasileiro é um bando de idiota. Os ataques ocorridos neste fim de semana cabe-nos outras explicações, que exigem de nós pensar e analisar a questão com mais seriedade e profundidade, precisamos olhar a questão de outros anglos, para não cair na tentação de simplificação diante de uma questão tão séria que a segurança a paz do nosso povo.
Para analisar os continuo ataques que vivemos é necessário discutir e refletir sobre o descaso e a falta de investimento em nossos jovens, nas camadas mais oprimida da nossa sociedade, a falta de uma educação de qualidade para todos, de alternativas de renda para a juventude e para os pais de famílias, a falta de moradia digna, ou seja, todas essas falhas graves é bom serem lembradas que foi nos deixado como herança pelos governos militares, reformado pelo governo FHC (PSDB) e aperfeiçoado com muita ênfase pelo governo Lula (PT). Durante varias décadas e até o presente não se ver investimentos voltado para superação das desigualdades sociais, de distribuição de renda digna, o que tem acontecido são investimentos em programas medíocre, assistencialistas que na pratica não passam de uma cesta básica moderna.
A falta de seriedade, de ética com quais nossos governantes têm tratado as coisas públicas nos tem levado a tamanha revolta a ponto de conduzir toda sociedade a entrar em pânico, em colapso a um verdadeiro causo.
É lastimável ter que aceitar que uma família receba 40 reais por mês do PETI – (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) para tirar seu filho do trabalho forçado ou das mãos do narcotráfico, enquanto os DEDUTADOS, por exemplo, recebem 12 mil reais mensais e outras tantas regalias, isso sem contar os que ainda de quebra recebem mais de 30 mil reais de menssalão por mês.
O nosso povo não suporta mais esse jeito de fazer política, onde por um lado os governos oferecem como alternativas de vida para nossos jovens ou para as famílias uma miserável bolsa que não ultrapassa a casa dos 100 reais, enquanto, por outro lado os traficantes estão pagando esse percentual por dia para os meninos entrarem para a triste vida do crime.
Não podemos aceitar que se pague tanto dinheiro arrecadado as nossas custas através de tantos impostos tirados a força dos nossos bolsos para quitar uma divida que ninguém sabe de onde veio, ou para que veio deixando assim de investir em políticas de educação, de aumento real do salário mínimo, em saúde, cultura, esporte lazer etc.
Essas são algumas das causas que pode nos leva a entender a dramática crise de segurança pública que vivenciamos em São Paulo e no resto do país. Achar que esse causo é fruto de uma transferência de preso é querer esconder a verdadeira gênese da violência é banalizar cada vez mais o crime organizado e a delinqüência em nossa sociedade é conviver com a triste tese de que o crime organizado está cada vez mais preparado para assumir o controle do Estado brasileiro.

Diadema, 14 de maio de 2006.

Um comentário:

  1. Discutir a violência é um assunto que exige muita responsabilidade. Por tanto, acho que esse texto falou por aquele momento terrível que vivenciamos, é isso mesmo.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário